Skip to Content

Monday, August 19th, 2019

Adolescente blogueiro é condenado por posts ofensivos, em Singapura

Closed
by September 29, 2016 General

Amos Yee, de 17 anos, famoso blogueiro de Singapura, foi condenado a 38 dias de prisão, nesta quinta-feira, por ter feito publicações controversas em redes sociais, informou a agência de notícias “CNN”.

O jovem, que apenas em uma página no Facebook possui mais de 40 mil seguidores, foi condenado em oito acusações: seis por “ferir sentimento religioso” e outras duas por não ter comparecido a uma delegacia local quando foi convocado.

“Ele, em diversas ocasiões, deliberadamente usou palavras ofensivas e injuriosas, além de gestos profanos, para ferir os sentimentos de cristãos e muçulmanos”, escreveu o juíz Ong Hian Sun em documentos judiciais obtidos pela “CNN”.

Além das seis semanas de prisão, o jovem blogueiro terá que pagar cerca de R$ 4 mil de multa.

Amos Yee Amos Yee Foto: Reprodução / Facebook

Após a condenação, Yee disse à agência de notícias que conseguiu um “bom acordo judicial” e garatiu que não terá problemas com as autoridades no futuro. “Eu acho que se eu continuar a fazer críticas em redes sociais, não vou escrever nada ilegal. Eu acho que isso é possível” disse.

Por meio de uma rede social, o rapaz anunciou sua sentença aos seus seguidores: “Peguei minha sentença por ‘querer ferir sentimentos religiosos’: 38 dias de prisão. Vou começar no dia 13 de outubro”.

Em 2015, o blogueiro já havia sido detido por 53 dias após ter publicado um vídeo no YouTube no qual pediu a morte do primeiro-ministro de Singapura, que foi acusado pelo jovem de ser “totalitário”.

A prisão do blogueiro divide opiniões em Singapura. Muita gente acusa o governo de tentar censurar Amos Yee.

Previous
Next