Skip to Content

Tuesday, August 20th, 2019

Elegant Family Hotels Lisboa. Exploração de apartamentos ajuda a crescer

Closed
by December 22, 2017 General

Chitra Stern é a gestora oriunda de Singapura por detrás do galopante crescimento do grupo Martinhal, criado em 2010 com Roman Stern. Desde aí, com a abertura do primeiro empreendimento turístico em Sagres, o percurso foi marcado por investimentos avultados e inaugurações atrás de inaugurações: só no último ano, abriu um espaço em Cascais e outro no coração de Lisboa, no Chiado.

Deste grupo hoteleiro faz parte a Elegant Family Hotels Lisboa, uma entidade nascida em 2014 para assegurar a gestão dos novos investimentos na capital portuguesa, que se revelaram certeiros. O quadro geral pinta-se com um volume de negócios que disparou praticamente do zero (6500 euros em 2015) para mais de 15 milhões de euros, na sua maioria devido à venda de apartamentos de luxo no centro de Lisboa.

Falamos do Martinhal Lisbon Chiado FamilySuites, na Rua do Alecrim, um edifício que guarda 37 apartamentos detidos essencialmente por investidores privados estrangeiros e alugados a turistas com serviço hoteleiro de cinco estrelas. O mercado, esse, continua a ser o segmento das famílias como acontece nos restantes espaços do grupo – um em Sagres, outro na Quinta do Lago e um em Cascais -, apesar destes oferecerem mais quartos do que vilas.

Em declarações ao Dinheiro Vivo sobre o investimento de 15 milhões no Chiado, Stern explica como funciona o modelo de negócio aplicado no empreendimento. “Compram o apartamento, assinam um contrato de arrendamento connosco e há apenas uma entidade exploradora para a marca e para o edifício”, adiantou em agosto do último ano. A estes investidores é pago “4% do valor da renda”.

Em linha com o crescimento em flecha está, também, a maior folga financeira que permite maior autonomia do que no exercício anterior: passou de 18,5% para uns confortáveis 43,9%.

Expansão é o futuro

“Continuar a desenvolver novos projetos turísticos/imobiliários em Lisboa” é o objetivo para os próximos passos do percurso da empresa, segundo adiantou à Dinheiro Vivo. Chitra Stern, depois de ter concretizado o investimento no Chiado, mantém o foco do negócio na capital com a aposta num novo empreendimento no Parque das Nações, onde pretende construir entre 170 a 180 alojamentos turísticos até 2020.

À semelhança do que aconteceu no FamilySuites, a estratégia deverá seguir o caminho da exploração de apartamentos, uma resposta ao peso cada vez maior que os alojamentos género Airbnb têm no setor do turismo nacional. Aliás, a gestora deixou já a sua posição em relação a este segmento, considerando que seria “um erro” para a economia proibir este tipo de negócio.

 Depois de se ter apaixonado, no início do século, pelo Algarve e por Portugal, Stern promete continuar a expansão e consolidação da Elegant Family Hotels Lisboa e do grupo Martinhal com investimentos assentes no conceito hoteleiro criado em 2010.

Previous
Next