Skip to Content

Saturday, November 23rd, 2019

Escolas de Direito participam de conferência internacional em Chicago

Closed
by August 25, 2016 General

Professores da Escola de Direito de São Paulo (Direito SP) e da Escola de Direito do Rio de Janeiro (Direito Rio), ambas da FGV, participaram da 6ª Conferência Acadêmica da Liga Global das Escolas de Direito (LSGL – Law Schools Global League, em inglês) que ocorreu na Northwestern Pritzker School of Law, em Chicago, no mês de julho.

No encontro, estiveram presentes o diretor da Direito SP, Oscar Vilhena Vieira, além dos professores da Escola, Eduardo JordãoMônica RosinaLie Uema do CarmoPaulo GoldschmidtWanderley Fernandes, Maria Lúcia Pádua Lima, Paulo Araújo e Daniel de Andrade Levy.

Houve ainda encontros paralelos para tratar assuntos estratégicos da Liga Global, com a participação de Oscar Vilhena Vieira, que realizou uma apresentação sobre “standards”, ao lado de Simon Chesterman (dean da National University of Singapore) e Javier Cendra (diretor do Instituto de Empresas da Espanha). Na ocasião, o diretor da Direito SP e a professora Maria Lúcia Pádua Lima apresentaram propostas para um projeto de Programa de Pós-Graduação da LSGL.

Segundo Maria Lúcia Pádua Lima, coordenadora de Relações Internacionais da Direito SP e uma das responsáveis pelo grupo que está organizando o programa, a ideia é que seja aberta a possibilidade para que os alunos possam fazer aulas presenciais em módulos globais, aproveitando a estrutura das escolas da Liga, e complementando com aulas à distância. A metodologia do curso será baseada na solução de problemas e o objetivo é lançar um projeto piloto em 2017.

“Esse programa será inspirado nas necessidades profissionais do advogado. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa com departamentos jurídicos e escritórios de advocacia que procurou identificar quais os pontos necessários à formação de um advogado envolvido em questões globais. A ideia do programa também é permitir o acesso a profissionais que não possam se ausentar por muito tempo de seus países”, explica a coordenadora.

Desde 2012, a LSGL reúne as escolas de Direito consideradas mais inovadoras do mundo, preocupadas com uma educação jurídica e acadêmica que tenha características como: estímulo intenso do debate sobre o impacto da globalização no direito; pesquisa de metodologias diferenciadas de ensino e produção de novos materiais didáticos; promoção da cooperação internacional e de pesquisa entre os membros; e engajamento no debate dos campos da prática jurídica.

Além da Direito SP e Direito Rio, integram a LSGL as seguintes instituições: China University of Political Science and Law; EBS Law School, University of Edimburgh; Universidad de los Andes; Higher School of Economics; Instituto de Empresas; ITAM; Jindai; King´s College; Koç University, McGill; National Univeristy of Singapore; ICD Herzliya; Tilburg; Católica Universidade de Direito; Católica Global School of Law; Northwestern Pritzker; Universitá de Torino; Universidad de Palermo; Universiteit van Pretória; e Tsinghua Univeristy.

Previous
Next