Skip to Content

Escolas de Direito participam de conferência internacional em Chicago

Closed
by August 25, 2016 General

Professores da Escola de Direito de São Paulo (Direito SP) e da Escola de Direito do Rio de Janeiro (Direito Rio), ambas da FGV, participaram da 6ª Conferência Acadêmica da Liga Global das Escolas de Direito (LSGL – Law Schools Global League, em inglês) que ocorreu na Northwestern Pritzker School of Law, em Chicago, no mês de julho.

No encontro, estiveram presentes o diretor da Direito SP, Oscar Vilhena Vieira, além dos professores da Escola, Eduardo JordãoMônica RosinaLie Uema do CarmoPaulo GoldschmidtWanderley Fernandes, Maria Lúcia Pádua Lima, Paulo Araújo e Daniel de Andrade Levy.

Houve ainda encontros paralelos para tratar assuntos estratégicos da Liga Global, com a participação de Oscar Vilhena Vieira, que realizou uma apresentação sobre “standards”, ao lado de Simon Chesterman (dean da National University of Singapore) e Javier Cendra (diretor do Instituto de Empresas da Espanha). Na ocasião, o diretor da Direito SP e a professora Maria Lúcia Pádua Lima apresentaram propostas para um projeto de Programa de Pós-Graduação da LSGL.

Segundo Maria Lúcia Pádua Lima, coordenadora de Relações Internacionais da Direito SP e uma das responsáveis pelo grupo que está organizando o programa, a ideia é que seja aberta a possibilidade para que os alunos possam fazer aulas presenciais em módulos globais, aproveitando a estrutura das escolas da Liga, e complementando com aulas à distância. A metodologia do curso será baseada na solução de problemas e o objetivo é lançar um projeto piloto em 2017.

“Esse programa será inspirado nas necessidades profissionais do advogado. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa com departamentos jurídicos e escritórios de advocacia que procurou identificar quais os pontos necessários à formação de um advogado envolvido em questões globais. A ideia do programa também é permitir o acesso a profissionais que não possam se ausentar por muito tempo de seus países”, explica a coordenadora.

Desde 2012, a LSGL reúne as escolas de Direito consideradas mais inovadoras do mundo, preocupadas com uma educação jurídica e acadêmica que tenha características como: estímulo intenso do debate sobre o impacto da globalização no direito; pesquisa de metodologias diferenciadas de ensino e produção de novos materiais didáticos; promoção da cooperação internacional e de pesquisa entre os membros; e engajamento no debate dos campos da prática jurídica.

Além da Direito SP e Direito Rio, integram a LSGL as seguintes instituições: China University of Political Science and Law; EBS Law School, University of Edimburgh; Universidad de los Andes; Higher School of Economics; Instituto de Empresas; ITAM; Jindai; King´s College; Koç University, McGill; National Univeristy of Singapore; ICD Herzliya; Tilburg; Católica Universidade de Direito; Católica Global School of Law; Northwestern Pritzker; Universitá de Torino; Universidad de Palermo; Universiteit van Pretória; e Tsinghua Univeristy.

Previous
Next