Skip to Content

Wednesday, November 20th, 2019

Moçambique e Singapura acordam facilitação e proteção de investimentos

Closed
by August 24, 2016 General

O Ministro da Indústria e Comércio, Max Tonela e o seu homólogo cingalês, Lim Hng Kiang, assinam quarta-feira da semana corrente um acordo para a promoção, facilitação e protecção recíproca de investimentos, instrumento que irá dinamizar a cooperação económica entre ambos países.

Um comunicado de imprensa do Ministério da Indústria e Comércio enviado a Redacção da AIM refere que o titular do pelouro encontra-se em Singapura a participar no Fórum Ministerial sobre Troca de Experiências entre aquele país e outros dez da África Subsariana, que decorre sob o lema “Singapura e África: Parceria para o Desenvolvimento Sustentável. 
O programa de quarta-feira também inclui a realização de um fórum de negócios entre os dez países africanos representados no evento, nomeadamente África do Sul, Botswana, Cabo Verde, Costa do Marfim, Etiópia, Gana, Maurícias, Moçambique, Tanzânia, Uganda e Zimbabwe e Singapura.
A sessão de abertura foi dirigida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Singapura, Vivian Balakrishnan, que destacou a importância das parcerias entre os países na implementação da agenda dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adoptada pela Nações Unidas em 2015.
Por isso, o fórum também tem como objectivo a promoção de um diálogo mais aberto e profundo entre as partes sobre três dos 17 ODS. 
Durante a sua intervenção, o chefe da diplomacia cingalesa reconheceu que “não existiam modelos universais que sirvam para todos os países, daí que urge a troca de ideias e experiências sobre as formas de se alcançar um desenvolvimento sustentável”. 
O governante defende que, para o efeito, deverá haver uma maior interacção para ultrapassar os diferentes desafios e encontrar soluções para os diversos segmentos, sendo que o investimento no capital humano é de importância vital. 
Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de visitar e interagir com diversas instituições e organizações, entre as quais a Academia da Aeronáutica Civil, Colégio Central de Formação Técnico-profissional, Barragem e Centro de Tratamento de Água, Centro do Planeamento Urbano. 
(AIM)

Previous
Next