Skip to Content

O país mais fácil para fazer negócios (e Portugal não está nada mal)

Closed
by October 27, 2016 General

Computador e calculadora. (Arquivo)

Do oito para o oitenta. É assim o mundo nas suas discrepâncias e, no que toca a fazer negócios, não é exceção. Se na Venezuela começar uma nova atividade demora em média 230 dias, há um país onde nem um dia inteiro é preciso: a Nova Zelândia. Conseguiu destronar Singapura no ranking do Banco Mundial, que também analisou Portugal. E Portugal não está nada mal: em 190 países,ocupa a 32º posição.

No relatório deste ano é a primeira vez que a Nova Zelândia ocupa o lugar cimeiro e a uma gigantesca distância da Venezuela (em 187º lugar) e do último classificado, a Somália, que se estreou na lista e logo com a pior classificação. 

A Nova Zelândia obteve a maior pontuação em cinco dos dez indicadores que o Banco Mundial analisou, como iniciar um negócio, lidar com licenças de construção, registo de propriedade e obtenção de crédito.

Os Estados Unidos escorregaram um degrau na tabela geral, de sétimo para oitavo. Embora tenha muito boa classificação no que toca a conseguir um empréstimo e a lidar com empresas insolventes, a pontuação é muito baixa relativamente a começar um negócio.

E Portugal? Está na 32º posição, à frente de França, Espanha, Itália e Grécia.

São precisos, em média, apenas 4,5 dias para concluir todo o processo. Abrir a empresa em si, isto é, constituir uma sociedade, até só precisa de um dia, com a Empresa na Hora ou com o Balcão do Empreendedor – Empresa Online. Ora veja:

Procedimento Tempo necessário para concluir Custos associados

Há duas maneiras de começar um negócio em Portugal: 

1) Empresa na HoraÉ atualmente a forma mais comum para registar uma empresa. O serviço permite a criação de uma empresa em menos de uma hora e com um único ponto de contacto. 
Quando os sócios apresentam todos os documentos necessários, a empresa é criada imediatamente, independentemente da localização da sede da empresa. 

O primeiro passo é escolher um nome da lista de nomes pré-aprovados disponíveis no site ou para enviar um nome à escolha para o RNPC, que irá certificar o nome da empresa. Este certificado de aprovação pode ser solicitado on-line, é válido por 90 dias e pode ser renovado uma única vez. Os futuros sócios da sociedade deverão dirigir-se a um balcão ‘Empresa na hora’ para iniciar o processo de constituição.

2) Balcão do Empreendedor – Empresa Online
Este serviço permite a criação de uma empresa através da Internet em 1 a 2 dias.

1 dia

Entre 220 e 360 euros

Abrir uma conta bancária e obter o Número de Identificação Bancária (NIB)

1 dia sem custo

Entregar a declaração de início de atividade às Finanças, fazendo prova de que a empresa foi constituída e, também, fornecendo o NIB.

As empresas também devem registar-se para efeitos de IVA, se as vendas ultrapassarem um volume de negócios de 10.000 euros. O registo do IVA pode ser feito no momento da apresentação da declaração de início de atividade.

1 dia sem custo

Registar-se na Segurança Social

Os empregadores devem comunicar a admissão de funcionários aos serviços da Segurança Social da área de trabalho do empregado, por qualquer meio escrito ou online, em www.seg-social.pt, no prazo de

a) 24 horas anteriores à entrada em vigor do contrato de trabalho; 

b) 24 horas após o início da atividade, sempre que – devido a razões excecionais e devidamente justificadas relacionadas com a conclusão de contratos de trabalho de muito curto prazo ou devido ao trabalho por turnos – tal aviso não possa ser feito no prazo anterior.

Atenção às multas por incumprimento: podem ir de € 75 até € 4.800.

Menos de um dia (processo online) sem custo

Fazer um seguro de compensação para o caso de acidentes de trabalho

Pode ser feito depois de iniciar a atividade empresarial. 

1 dia sem custo

 

Top 10 dos países para fazer negócios

Nova Zelândia
Singapura
Dinamarca
Hong Kong
Coreia do Sul
Noruega
Reino Unido
Estados Unidos
Suécia
Macedónia
Previous
Next