Skip to Content

Tuesday, August 20th, 2019

Portugal cai para 46º no ranking mundial de competitividade

Closed
by September 27, 2016 General

Portugal caiu oito posições no ranking mundial da competitividade 2016-2017, ocupando agora o 46º lugar numa lista com 138 países.

No ano passado, o país já tinha descido duas posições no ranking do Fórum Económico Mundial (WEF) – liderado pela Suíça, Singapura e Estados Unidos – o que o colocava entre as economias desenvolvidas menos competitivas.

Isto depois de ter subido 15 lugares no ranking de 2014-15, invertendo uma tendência de queda que se verificava desde 2005.

O Relatório Global de Competitividade 2016/17 será apresentado esta quarta-feira de manhã pela Associação para o Desenvolvimento da Engenharia e pelo Forum de Administradores de e Gestores de Empresas, entidades que realizam um inquérito de opinião dos empresários para o WEF.

As taxas e os impostos continuam a ser o fator mais problemático para os negócios e a primeira preocupação dos empresários.

A instabilidade política subiu três lugares na lista e passou a ser o terceiro fator mais preocupante, atrás da burocracia.

A legislação laboral mantém-se como o quarto fator, ainda que o sentimento de preocupação tenha aumentado junto da classe empresarial inquirida.

Os regulamentos fiscais e as condições de acesso ao financiamento surgem a seguir na lista dos fatores mais problemáticos para a competitividade da economia portuguesa.

Previous
Next