Skip to Content

Portugal cai para 46º no ranking mundial de competitividade

Closed
by September 27, 2016 General

Portugal caiu oito posições no ranking mundial da competitividade 2016-2017, ocupando agora o 46º lugar numa lista com 138 países.

No ano passado, o país já tinha descido duas posições no ranking do Fórum Económico Mundial (WEF) – liderado pela Suíça, Singapura e Estados Unidos – o que o colocava entre as economias desenvolvidas menos competitivas.

Isto depois de ter subido 15 lugares no ranking de 2014-15, invertendo uma tendência de queda que se verificava desde 2005.

O Relatório Global de Competitividade 2016/17 será apresentado esta quarta-feira de manhã pela Associação para o Desenvolvimento da Engenharia e pelo Forum de Administradores de e Gestores de Empresas, entidades que realizam um inquérito de opinião dos empresários para o WEF.

As taxas e os impostos continuam a ser o fator mais problemático para os negócios e a primeira preocupação dos empresários.

A instabilidade política subiu três lugares na lista e passou a ser o terceiro fator mais preocupante, atrás da burocracia.

A legislação laboral mantém-se como o quarto fator, ainda que o sentimento de preocupação tenha aumentado junto da classe empresarial inquirida.

Os regulamentos fiscais e as condições de acesso ao financiamento surgem a seguir na lista dos fatores mais problemáticos para a competitividade da economia portuguesa.

Previous
Next