Skip to Content

Thursday, November 14th, 2019

Táxi sem motorista começa a rodar nas ruas de Cingapura

Closed
by August 25, 2016 General

O primeiro táxi sem motorista começou a rodar nesta quinta-feira (25) nas ruas de Cingapura, em um teste público limitado.

A nuTonomy, empresa que desenvolveu o modelo, convidou um grupo de pessoas selecionadas para baixar seu aplicativo e testar gratuitamente o “táxi-robô” em um distrito de negócios da cidade, na expectativa de obter a opinião dos usuários antes de lançar oficialmente o serviço, em 2018.

“Este é realmente um momento na história que vai mudar como as cidades são desenvolvidas, como nós realmente olhamos para nosso entorno”, afirmou à agência Reuters o executivo da nuTonomy, Doug Parker. O projeto é uma parceria da empresa e do governo de Cingapura.

O teste foi realizado em um carro elétrico Mitsubishi i-MiEv, com um engenheiro sentado ao volante para monitorar o sistema e assumir o controle do veículo, se necessário.

Segundo a nuTonomy, o teste, que será feito de forma continuada, foi realizado após experimentos privados que começaram em abril.

Parker afirmou que espera ter cem táxis atuando comercialmente na cidade até 2018. A nuTonomy é uma das muitas companhias que se lançaram na corrida pelos veículos autônomos, marcada por alianças entre montadoras e empresas de tecnologia.

Na semana passada, a sueca Volvo informou que fechou parceria de US$ 300 milhões com o serviço de transportes urbanos Uber para desenvolver um carro autônomo.

A fabricante de software de direção assistida israelense Mobileye NV afirmou que seu veículo, desenvolvido com a Delphi Automotive Plc, estaria pronto para produção até 2019. Já a Ford indicou que seu carro autônomo seria lançado em 2021.

Previous
Next